sábado, 5 de abril de 2014

A força dos cabelos ajuda e muito!

Você poderia imaginar que uma cortadinha de 10 cm do seu cabelo serviria para abrir o sorriso de alguém diante do espelho, diante da vida?
Pode acreditar! A força dos cabelos vai longe: pode ajudar sim (e muito!)
Para quem já acompanha os recadinhos rápidos que deixo aqui no blog na página Sementes do Bem, essa minha conversa faz todo sentido...
Mas, para você que está chegando agora, pode parecer uma conversa um tanto maluca , não é?
Calma! Vou contar tudo pra você, tim-tim por tim-tim ...
Já que o assunto é da maior importância, vou facilitar as coisas e agrupar os acontecimentos, pois aconteceram tantas coisas boas relacionadas à doação de cabelos, que já merece um post inteirinho.
Vamos lá!



Em dezembro/2013,  meu filho cortou o cabelo, quando saiu o resultado do vestibular. O cabelo dele estava enorme, tipo roqueiro (só que não!), coisas da adolescência mesmo ...
É bem verdade que ele só concordou em cortar o cabelo, porque foi uma verdadeira conquista, uma causa muito justa e bastante esperada. Foram 3 anos de luta no ensino médio pra conseguir um bom resultado no vestibular. Sabemos o quanto está difícil conseguir uma vaguinha em uma das universidades federais, né?
Bem, conversando com ele sobre o que fazer com toda aquela estimada cabeleira, combinamos que o cabelo seria doado: faríamos uma peruca e doaríamos ao Hospital do Câncer.

Em janeiro, eu estava em férias, porém não tive tempo pra nada ( já contei isso no post
Férias de bruxinha ou aventura pura ). Por essa razão, não consegui localizar em Recife um local ou instituição que recebesse o cabelo para confeccionar a tal peruca, já que a nossa intenção era doar a peruca prontinha. Fiz alguns contatos por telefone, umas buscas na internet, mas não encontrei nada.

No início de fevereiro, enviei e-mail ao Hospital do Câncer de Pernambuco, mas não obtive resposta. Não desisti. Continuei procurando na internet.
Foi aí que encontrei o blog  Doe Cabelos  de Isa Velasque, de Brasília. Amei!
Vale muito a  pena conhecer! Ela criou o blog a partir do momento que juntou-se com algumas amigas e decidiram cortar os cabelos para fazer uma peruca e doar a uma colega de trabalho, que estava em tratamento contra o câncer. Depois disso, a campanha cresceu, cresceu  e tem sido um sucesso.

Imediatamente, enviei um e-mail para ela, que logo me retornou, muito gentilmente, informando o endereço para que eu enviasse a doação.
Como as agências dos Correios estavam fechadas (greve), demorei um tempinho para enviar a doação.

Enquanto isso, deixei o cabelo esperando, guardadinho numa sacolinha, e saí divulgando por aí...

Blá, blá, blá ...

Divulguei nas redes sociais, deixei recadinhos aqui no blog e conversei com várias pessoas amigas sobre doar cabelos.

Divulguei também no salão de beleza, onde costumo ir (Studio da Beleza), e foi de lá que me veio uma grata surpresa, através da cabeleireira Fátima, que de pronto se solidarizou com a causa e se prontificou a ajudar.
Ela conseguiu a doação de uma cliente (infelizmente não sei o nome), que resolveu cortar o cabelo (um  cabelão lindo!).
Fiquei muito feliz com essa doação!

Então, aproveitei o disposição dos funcionários dos Correios, que resolveram voltar a trabalhar  (finalmente!) e fui pessoalmente fazer o envio da doação para Brasília (o cabelo do meu filho e a doação do cabelão).
Em seguida, avisei  a Isa que já havia enviado a encomenda e dias depois ela confirmou o recebimento.

Pronto! Doação enviada e recebida lá em Brasília! Missão cumprida!


Nesse intervalo, havia sido veiculada na TV, uma reportagem local sobre a iniciativa de um médico oncologista, Dr. Bruno Pacheco, que trabalha no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, e que coordena uma ação solidária, uma espécie de "banco de perucas". As perucas que são doadas ao hospital são disponibilizadas às pacientes, que as experimentam e escolhem a que mais se adapta ao seu estilo e tipo físico. Então, as pacientes usam as perucas durante o tempo necessário e depois as devolvem, para que sejam disponibilizadas para outras pacientes. Essas perucas (que são arrecadadas através de doações) podem ser feitas de fio natural e também de fios sintéticos.
Entrei em contato com ele, falei sobre a doação que havia feito, falei também sobre o blog Doe Cabelos e perguntei se ele sabia quem confecciona perucas em Recife.  Ele respondeu que também não encontrou quem confeccione as perucas, mas disse que assim que souber, informará.

Bem, costumo acreditar que

quando a gente quer ajudar de verdade,

o universo conspira a favor!


Então, estava eu quietinha, deslizando os dedinhos pela telinha do celular, navegando pelas águas do Facebook, quando recebi o compartilhamento de uma notícia através da minha amiga, Safira. Fala sério! Tinha que ser uma jóia rara , né? (hahahaha)  
Bem, como você já deve imaginar, a notícia era sobre doação de cabelos aqui em Recife, desta vez por iniciativa de Emanuela Karla.  Veja só: ela reuniu umas amigas em sua casa e convidou um cabeleireiro, que cuidou de fazer os cortes do cabelos a serem doados e depois deu aquele trato no visual das garotas. Achei muito legal!
A iniciativa deu tão certo, que já estava na segunda edição. Por isso atraiu mais e mais pessoas e a campanha resultou em mais de 60 doações. Um sucesso!
Tenho acompanhado as ações de Emanuela Karla através das redes sociais e torço para que cada dia tenha mais sucesso.


Campanha feita por Emanuela Karla

Você pensa que parou por aqui?
Nãããããooooo!


Tem também a iniciativa de Rousi Cavalcanti, que trabalha no IMIP - Instituto Materno-Infantil de Pernambuco e está fazendo uma campanha linda para arrecadar doação de cabelos.
Força na peruca é o nome bastante forte e sugestivo dado a essa campanha. Lá mesmo no IMIP existe um "salão de beleza" à disposição para fazer o corte do cabelo que será doado e servirá para fazer perucas para os pacientes em tratamento contra o câncer.



Se você também quer participar  do Força na Peruca, é muito fácil, 
veja a seguir o que você tem que fazer:


Força na Peruca:  Fundação Alice Figueira de apoio ao IMIP.

 Rua dos Coelhos, 300 – Boa Vista - Recife-PE - CEP 50070-550.

O Força na Peruca também está precisando de voluntários para confeccionar as perucas. Então, se você leva jeito para isso e tem um tempinho livre, pode (e deve) ajudar.

Minha intenção aqui foi apenas divulgar algumas ações que conheci nesses últimos meses e assim, indicar algumas possibilidades e caminhos para as doações.

Para conhecer mais sobre o assunto, acesse os links de Doe Cabelos, Emanuela Karla e Força na Peruca, que estão em vermelho no corpo do texto. Você vai gostar, tenho certeza!
Com certeza existem muitas outras ações assim pelo Brasil afora, é só procurar na internet que você encontrará.

Se você quer fazer uma doação, não importa para onde irá destinar. Afinal, para fazer o bem não há limites, nem fronteiras. O Brasil é enorme, eu sei ... mas a força do coração é capaz de te dar asas, mover montanhas, céus e mares, pode acreditar!

Se você, assim como eu, está com o cabelo curtinho e não dispõe de 10 cm para doar atualmente, não tem problema!  Fique tranquilo(a)! Segure a onda, dê tempo ao tempo, espere seu cabelo crescer um pouquinho!
Enquanto isso, você pode compartilhar essa ideia com seus amigos. Que tal?
Juntos faremos crescer ainda mais essa corrente do bem!

Obrigada e até breve!
Beijos

10 comentários:

  1. Ildete Medeiros:
    Neste imenso berço esplêndido, onde nos deparamos com tantos "santinhos" fúteis e inúteis, enquanto frias e egoístas criaturas carnais, só mesmo uma "bruxinha do bem" como você, para buscar maneiras e maneiras de ajudar ao próximo, sem olhar a quem.
    ser seu amigo virtual!!!
    Armeniz Müller.
    De Curitiba para um mundo de amor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela "força" e pelo carinho de suas gentis palavras, Armeniz! As coisas vão acontecendo naturalmente... uma ajudinha aqui, outra ali ...e quando nos damos conta já conseguimos reunir várias boas ações. O universo virtual nos dá grandes possibilidade de reunir interesses e fazer acontecer. E, se depender de mim, sempre com a intenção de ajudar e fazer o bem! Abraços

      Excluir
  2. Olá Ivete,
    Conheci teu blog... Muito legal mesmo... Vou acompanhar tb. Li seu primeiro post tb... Gostei muito dá iniciativa das doações de cabelo... Vou divulgar no meio blog e facebook para ajudar... Acredito muito no que você falou... Que o universo conspira s favor quando fazemos o bem!!! Parabéns!
    Abração e continue com suas iniciativas... É assim que o conseguiremos divagar fazendo do nosso mundo um lugar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, que prazer em recebê-lo aqui! Fico feliz que você tenha gostado do blog. O caminho que escolhi é um pouco diferente do que você escolheu, mas acredito que há muita semelhança na essência do nosso trabalho, visto que em busca da realização de nossos sonhos, estamos tentando ajudar a companheiros de caminhada, com palavras de apoio, incentivo, bem como compartilhando saberes, dúvidas, ansiedades, inquietações. Estamos, sim, percorrendo um longo caminho de aprendizagem, que apesar de árduo, pode também ser muito prazeroso. Obrigada pela disponibilidade de ajudar a propagar essas e outras ideias em seu blog. Grande abraço e sucesso pra vc!

      Excluir
    2. Ah, agora que percebi que você me chamou de Ivete, em vez de Ildete... Vai ver me confundiu com a diva, Sangalo... kkkk Brincadeiras à parte, não tenho problemas com isso... O meu nome é mesmo complicadinho e a coisa mais comum é as pessoas "trocarem o meu nome" ... já fui até Patrícia, Imagine! Em breve vou fazer um post todinho sobre isso ...kkkk Abraços

      Excluir
    3. Promessa cumprida! O post sobre o meu nome e as mirabolantes variações já está publicado. Nossa conversa serviu de inspiração. Valeu, Tiago!

      Excluir
  3. *devagar .... droga de corretor automático... =/... Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Tiago... isso acontece ... Vamos devagarinho ajustando nossas escritas aqui e ali ... Abraços

      Excluir
  4. Kkkkk... Foi o corretor... Tenho q me acostumar a reler o que escrevo por celular antes de enviar... Lá no meu blog tinha respondido seu comentário com o nome certo... Foi mal... Assim vamos evoluindo hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, Tiago... Já estou mais do que habituado com isso ... E o tal do corretor ortográfico do celular é uma COISA!!!! Desafia toda a nossa paciência quando precisamos escrever uma msg às pressas! kkkk

      Excluir

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!