sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Travessuras ou gostosuras?


Tradicionalmente, no Dia da Bruxas, as crianças adoram usar fantasias coloridas e soltar a imaginação, brincando de faz de conta com as coisas que costumam assustar as pessoas...
As sextas-feira 13 também costumam trazer uma aura de suspense e mistérios.
No imaginário popular, em todas as histórias infantis, nos contos de fada e lendas, há sempre mocinhos e mocinhas ingênuos e super bem intencionados, além de muitos vilões, que são criaturas horrendas e assustadoras... São as famosas forças do bem e do mal que dão forma e movimento à nossa imaginação. Por tudo isso, você deve saber que ...



há muitos fatos curiosos, histórias mirabolantes e lendas fantásticas que são exemplos dessas ocorrências, desde que me entendo por gente!

Movidos por inveja, sede de poder, vingança, cobiça, ira e tantos outros sentimentos ruins, os eternos vilões pintam e bordam para conseguirem realizar seus mais estranhos desejos. 
O Lobo Mau experimentou mil disfarces para tentar enganar a pobre Chapeuzinho Vermelho. Em outro cenário, o tal Lobo Mau, para garantir um bom jantar,  não deu sossego a uma família de porquinhos ... Ai, ai, ai, Seu Lobo!
Já em outro reino, a liderança do Rei Leão, Mufasa, tornou-se seriamente ameaçada pelo inveja de Scar, que em busca do poder se fez de amigo do pequeno herdeiro do trono, Simba, aproveitando-se da ingenuidade e inexperiência do pequeno leãozinho, para depois traí-lo.  

Entretanto, vamos combinar, a campeã da maldade em quase todas as histórias é sempre a BRUXA! 
Não me deixam mentir as doces e encantadoras mocinhas como Cinderela, Bela Adormecida, Ariel e tantas outras, os alvos prediletos das velhas feiticeiras.

Quase sempre representada por uma figura asquerosa, velha, enrugada, nariguda, corcunda, cabelos grisalhos e desalinhados, unhas enormes e pontiagudas, além de extremamente mal humorada, a bruxa comumente se disfarça de boazinha, às vezes, usa seus poderes mágicos para mudar a sua aparência, no intuito de enganar suas pobres vítimas. Porém, quando o feitiço acaba e a máscara cai, a bruxa mostra sua verdadeira face e destila todo seu veneno para aprisionar suas vítimas e conseguir extrair delas todas as suas virtudes. No final das contas, a bruxa sempre se estrepa, e o bem vence o mal ... 

É ... mas será que não seria possível misturar esses dois temperos?
Para nossa alegria, alguém já pensou nisso antes ...

Nas histórias e lendas também existem bruxinhas boas, bruxinhas do bem...
Claro!! Por que não?

Você conhece LUISA, a boa bruxinha? 
Olha como ela é fofa!


Bem, Luisa era uma bruxinha esperta que usava seus poderes para fazer o bem e ajudar às pessoas, contrariando todas as probabilidades, já que ela era sobrinha de três bruxas malévolas de carteirinha. 
Além disso, Luisa  era da turma do Gasparzinho, o fantasminha camarada. Então, não preciso dizer mais nada, não é?
Ela é super do bem!
Talvez não tenha sido exatamente do seu tempo, mas foi do meu ... Eu adorava ler essas histórias! hahahaha

Não deve ter sido à toa que me encantei com essa bruxinha desde criança ...










Costumo curtir e celebrar o Dia das Bruxas, mas não para cultuar aquelas criaturas horrendas e pavorosas ...
Prefiro as travessuras e gostosuras, afinal,  como você bem sabe. também sou bruxinha do bem!

Devo confessar que na minha adolescência também tive meus momentos "trash"... 
Acho que assistí a quase todos os filmes de Drácula, zumbis, mortos-vivos e serial killers.
Esse era o meu gênero predileto, você acredita?  Ainda bem que "era", do verbo que já não é mais... 
Agora não curto  mais! Já deu! hahahaha

Portanto, vamos às travessuras ...
Na infância, eu adorava fazer pegadinhas na rua em frente à minha casa. Principalmente aos sábados, quando havia grande movimentação de transeuntes que iam ou voltavam da feira livre. 


Pegadinhas de criança

Eu e algumas amigas, que moravam na vizinhança, pegávamos frascos vazios de perfume, aqueles que já estavam quase no finalzinho lá na penteadeira da minha mãe e também das mães das minhas amigas, e usávamos para fazer as pegadinhas. Primeiro fazíamos uma mistura de água, álcool e algum corante (alquimistas??), depois enchíamos os frascos com esse líquido, que, supostamente, era o nosso perfume.
Então, fazíamos embalagens de presente com esses "perfumes", e colocávamos os pacotes ali, no meio da calçada, largados displicentemente, como se tivessem caído da sacola de alguém ...
O negócio era torcer para algum bobo pegar esse pacote e levar pra casa, achando que tinha ganho a loteria ou o presente do ano ...
A melhor parte era ficar assistindo de camarote, no alto da goiabeira, que ficava colada com o muro lá de casa.  Passávamos horas esquecidas ali, à espreita, só aguardando o desfecho da pegadinha...

Pura travessura, fala sério!

É bem verdade que nem sempre dava certo ... De vez em quando, alguém (com raiva, muita raiva!) decidia chutar o pacote, derramar o "perfume".  Outros, desconfiados, pegavam o pacote, chacoalhavam para ver o que tinha dentro e depois largavam-no na calçada e iam embora ...
Às vezes, rolavam uns xingamentos, quando alguém descobria que estava sendo enganado. Normal, né?  Mas nós ficávamos bem quietinhas, pra ninguém desconfiar da nossa presença ali, no camarote.
Entretanto, sempre tinha aquele ou aquela que fazia a nossa alegria: pegava o pacote, olhava para os lados, para ver se não havia ninguém olhando, e daí, botava o pacote na bolsa e seguia caminhando como se nada tivesse ocorrido... Só depois de algum tempo, quase lá do final da rua, é que ele(a) tirava o pacote da sacola e abria para ver o que tinha lá ...

Pense numa alegria (a nossa) ao ver essa cena!  hahahaha  

Gente, e não é que, num belo dia, a minha tia foi a vítima!
É verdade! Estou lembrando disso agora!!!!
E ela também se chamava Luiza... Coincidência?!!! 

Bem, na hora em que aconteceu, foi muito engraçado, mas, depois, a gente teve que dar um jeito na coisa ... Depois desse ocorrido, com uma pontinha de remorso, contamos tudo à minha mãe, para que ela contasse a verdade pra minha tia e "limpasse a nossa barra", porque, senão, a coitada da minha tia iria usar o perfume falso, achado na rua, jurando que era perfume de verdade.... Coitadinha!!!

Difícil era conseguirmos manter o anonimato e ficarmos ali caladinhas no alto da goiabeira, diante de tantas reações inesperadas. Isso era, para nós, um grande desafio, mas, para nosso próprio bem (e felicidade geral da nação!), quase sempre conseguíamos ficar quietinhas e curtir a brincadeira em silêncio, porque ao menor sinal de qualquer risadinha, a brincadeira iria pro espaço e nosso plano estaria fadado ao fracasso. Então, boca fechada! hahahaha


Criança tem mesmo essas ideias mirabolantes!


Nas histórias (ou melhor, estórias) que povoaram nosso imaginário infantil, as bruxinhas tinham sempre esse lado curioso, astucioso, às vezes inteligente, mas na maioria das vezes, eram atrapalhadas e travessas ...

Já falei pra você no post Ser Criança é ( AQUI ) sobre outra bruxinha que eu adorava quando criança: Samantha, a Feiticeira:






Samantha era uma bruxa estilosa e totalmente do bem. Diferentemente das bruxas comuns, ela era linda, loira, inteligente, mas não menos atrapalhada e divertida. Bastava mover a pontinha do nariz para fazer a magia acontecer. Suas bruxarias eram utilizadas apenas com o intuito de fazer o seu casamento dar certo e deixar o seu maridinho, James, cada dia mais apaixonado. Ah, que amor!

 Claro que na trama apareciam também algumas bruxas da família, que eram bruxas más de verdade, mas isso era só um temperinho pra tudo ficar mais interessante.



Agora, que tal resgatar um pouco dessa energia boa, dessas travessuras, desse alto astral e incrementar o seu Halloween??
Claro que você pode!!

Procure aí no seu baú de feitiços, algo que você sabe fazer muito bem e que pode servir para ajudar ou divertir alguém. Não custa nada, fazer alguém feliz, né?

Então vamos lá, nesse dia das bruxas, volte a ser criança, transforme travessuras em gostosuras.
Você pode doar seu tempo para alguém, para crianças de alguma instituição, ou de repente pode promover, organizar uma festinha divertida para as crianças da sua rua, ou de alguma escola ou instituição. Não importa!

Chame seus amigos e solte a imaginação!



Quem sabe você pode fazer alguma arte .. deixe-me ver ... desenho? pintura? escultura de gesso? papel? argila?
Que tal uma experiência culinária? Hummmm, literalmente gostosuras: docinhos, bolo, pastéis, brigadeiro, pipocas...
Posso lhe da mais sugestões deliciosas AQUI nos meus Feitiços Culinários.

Ah, já sei! Talvez você prefira dançar, cantar... então, pode fazer um concurso, uma gincana! Crianças adoram isso!
Tive outra ideia: coisas de circo sempre são muito legais: fazer malabarismo, piruetas, cambalhotas.. e que tal fazer maquiagem e penteados? Isso já é um passo pra fazer um teatrinho! Contar histórias você sabe, né? E piadas? Sabe contar também? Tá vendo quantas coisas simples e boas podem ser feitas!!

O que você está esperando?
A minha bruxaria de hoje acabou de sair do forno!



Especialmente para as "crianças" lá do meu trabalho  ....kkkkk



Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!