domingo, 15 de março de 2015

Foi no carnaval que passou


Foi no Carnaval que passou que completei 50 ciclos de vida.
Dia de aniversário é sempre um dia de balanço. Fecha-se um ciclo. Inicia-se outro. Uma matemática daquelas: + 1  ano vivido é também  - 1 ano do tempo de vida que nos resta. Isso é certo!
Mas como não sei  (nem quero saber) qual o número final da minha linha do tempo, também não sei se ainda estou ""subindo a ladeira"  ...



ou se já  estou em "queda livre".
Sendo bastante razoável, devo estar pelo meio do caminho, é o que me sugere os 5,0 no meu registro de quilometragem.
Mas, pra que ficar perdendo tempo com essa matemática que não me levará a nada?
Melhor, então, contabilizar erros e acertos, somar as conquistas, subtrair as falhas, dividir as experiências e arrumar um jeito de multiplicar os motivos para sorrir e ser feliz, não é mesmo?
E, como diria a velha canção do Roberto,

"se chorei ou se sorri, 

o importante é que emoções eu vivi..."


E por falar em emoções, foram muitas dessa vez: várias comemorações e muitas surpresas boas!
Senta aí, que lá vem história!

Depois que passei a ver a minha infância e adolescência por cima dos ombros, e constatar que a cada dia elas vão ficando mais distantes, aprendi que a cada aniversário eu encontro uma parte interessante de mim mesma.
As experiências que vivi até então foram deixando seus registros e fazendo de mim a pessoa que sou hoje.
Na fase adulta, não temos mais tempo para ficar patinando sobre a plataforma do "eu". A gente tem mais é que escolher um caminho, vestir a camisa das coisas que acredita e seguir em frente. Assim vai se cristalizando a nossa identidade.
É verdade! Não existe um modelo pronto no armário que a gente possa escolher usar do tipo: hoje vou querer usar a carinha de 15,  amanhã melhor sair com acarinha de 20, no próximo Natal vou usar a carinha de 40,  ou no Carnaval vou me fantasiar de carinha de 50. hahahaha
A carinha que tenho hoje já vem sendo delineada há anos, marquinha por marquinha, e aqui estou eu, redondinha e um pouco ruiva, dessa vez!




Bem, não poderia deixar de registrar a passagem desse aniversário, em especial. É que, bem no meio do feriadão do Carnaval, mais precisamente na quarta-feira de Cinzas, lá estava eu virando o marcador para 5.0. Você acredita?

"Oh, quarta-feira ingrata, 

chega tão depressa, 

só pra contrariar ... " 

Assim diz a letra de um conhecido frevo pernambucano chamado 
É De Fazer Chorar..




A festança começou cedo e, na prainha, como eu costumo dizer, tudo é festa!
Junta-se a família e os amigos e o resultado não pode ser outro: alegria na certa! Não tem melhor! Ainda mais com um visual desses ...



Dessa vez, meu marido, filhos, sobrinhas e amigos  resolveram montar uma comemoração surpresa em pleno carnaval.
Bem, eu já sabia que ia ter comemoração, porque queria (eu mesma) organizar as festividades, mas ... fui proibida de fazer qualquer coisa. Eu disse, proibida! Então, fiquei na minha e (vamos dizer que) facilitei um pouco as coisas para que eles fizessem a surpresa. E foi muito trololó, muito segredinho, muito cochicho e troca de mensagens no "Zap", tudo isso para não me deixar saber o que exatamente estavam maquinando.
Resolveram fazer a comemoração na véspera, dia 17/02, porque ainda era Carnaval e boa parte da família ainda estaria lá na casa da praia.
Pra falar a verdade, não costumo comemorar de véspera, pois não tenho vocação pra perua, mas dessa vez, não teve jeito, virei uma bruxa-perua! hahahaha

No dito dia, terça-feira de carnaval, amanheceu um lindo dia de sol.
Assim que acordei, comecei os preparativos da feijoada...
Lá na prainha, o "meu povo" organizava um delicioso churrasco ...





Porém, logo no início da tarde, o tempo fechou de vez e desaguou aquele temporal.
O churrasco, que estava rolando lá na praia sob uma tenda, veio por água abaixo (literalmente!) e a feijoada que preparei com tanto esmero nem pode ser degustada com vista pro mar ...
Era tanta água, que a feijoada poderia até virar uma sopa!
No horizonte, o que se via era chuva forte, raios e trovoadas.


Seria um prenúncio de que uma festa de bruxa iria acontecer?
Não tinha como ser diferente, né? Bruxaria das boas!  hahahaha





E assim foi!
A tenda que estava montada lá na praia desabou e todos voltaram correndo para casa e decidiram montar a festa na varanda.
Ficaram todos molhados, correndo de um lado para o outro, até desmontar e trazer todos os "equipamentos" que estavam lá na praia.
Dava gosto de ver aquela movimentação toda!
Como sou boazinha, fiquei "ocupadíssima na cozinha" , só para dar tempo deles organizarem tudo. Claro que eu tinha que dar essa colher de chá, né?
Era um tal de afasta as cadeiras aqui, puxa a mesa pra lá, amarra um cordãozinho de fitinhas coloridas, sombrinhas de carnaval pelas paredes e de repente surgiu uma mesa linda, colorida, cheia de guloseimas e um bolo de bruxinha em clima de carnaval.








Quando convidada, fiz cara de surpresa, posei para as fotos e caí na folia.
A comemoração aconteceu ao som de frevo (claro!) e com direito a alguns acordes celestiais, pois o temporal ainda caía lá fora!

"Queiram ou não queiram os juízes,
o nosso bloco é de fato campeão...
e se aqui estamos, cantando essa canção,
viemos defender a nossa tradição
e dizer bem alto 
que a injustiça dói
nós somos madeira de lei que cupim não rói! "

  Trecho do lindo frevo de bloco "Madeira que Cupim não rói" 
que cantamos juntos acapela.
Foi de arrepiar!!!



Não posso esquecer que, sob o comando de Bia, o coro não ficou apenas no "Parabéns pra Você". Teve até a melô da Muriçoca, çoca, çoca! hahahahaha

Flashes, você pode imaginar, foram muitos! "Selfies" da terra e também do céu (os relâmpagos)!
Tá pensando o quê? Sou chique!!!
A cada trovoada, todos se assustavam e eu dava muitas risadas.

"Calma, meu povo! São só os meus convidados lá de cima... 
Vocês resolveram antecipar a festa, tá vendo?
Acho que eles também querem participar! hahahaha"



os homens da minha vida!!

Harém de cuecas, que fique bem claro!!!

Tão querendo aposentar o meu celular!!!

Foi uma linda festa! E teve um sabor muito especial. Nesse clima de total descontração a gente nem vê o tempo passar e os 5.0 ficam bem levinhos.
Receber todo esse carinho da família e dos amigos, não tem preço! Por isso, agradeço de coração a todos que pensaram e fizeram acontecer esse momento tão fofo!
Sei que os perrengues não foram poucos, que os planos precisaram ser ajustados aqui e ali, para que tudo desse certo.

Aqui está a cúpula produtora de surpresas!


Para acompanhar o clima, aquecer os ânimos e para delírio geral da galera, botei meu caldeirão pra ferver e preparei uma Moranga de Camarão (sabe como? Confere Aqui - Moranga de Camarão ).
Tava mesmo de "lamber os beiços"!!!






Agora deixa eu contar um segredinho pra você: os mentores da festa, capitaneados pelo meu marido, queriam mesmo era me pegar de jeito, me fazer uma surpresa daquelas, e, por isso, não ficaram de todo satisfeitos quando eu disse que já sabia de algumas coisinhas da festa e que fechei os olhos para não ver as coisas que estavam sendo preparadas...
É que é um pouco difícil esconder essas coisas de mim, que vivo na cozinha e transito por entre as sacolas que vem e vão de casa para a praia e vive-versa, né?
Bem, eu só falei a verdade, mas, já que eles preferem uma "mentirinha de amor", então, digo mais:

não vi nada, não sabia de nada, nem desconfiei de nada! hahahaha

E finalmente o dia 18/02 chegou 

e  foi aqueeeela tranquilidade!


Olha que céu! Que céu!!!!

Sol, mar, céu azul, sombra e água de coco!


A festança já tinha passado e por isso, o dia foi só pra curtir a prainha e relaxar. Que delícia!
Quase nenhum contato com o resto do mundo, pois o sinal do celular era quase zero lá naquele lugarzinho, onde o mar faz a curva e vai embora ...
Bem, isso não significa que eu não goste de ficar conectada... Gosto e muito!
Mas, nos dias de hoje, momentos isentos de conexão são tão raros, que degustá-los tem um sabor muito especial, algo assim  como ouvir o som do silêncio, se é que você me entende...
Por isso, amei saborear toda aquela paz, justamente na minha virada 5.0.

Já próximo da meia-noite o sinal do celular foi voltando a funcionar aos poucos, justamente porque a ilha (Itamaracá) foi ficando menos habitada, visto que muitas pessoas (menos sortudas que eu - yupiiii!)  tinham que voltar ao trabalho. Afinal de contas, o Carnaval oficialmente já tinha acabado e estávamos em plena quarta-feira de Cinzas ...
Com o celular funcionando de novo, comecei a receber mensagens de aniversário e alguns telefonemas de pessoas queridas, porém um tanto quanto indignadas com o meu refúgio, digamos, proposital ...

"Calma, gente! 
Estou acabando de completar o meu 50º ciclo. 
Nasci às 23:45 h , por isso minha nova jornada está apenas começando...
Tem muito tempo ainda 
até que eu chegue ao degrau 51! 
 hahahahaha

E assim, aos pouquinhos, fui voltando ao mundo interligado ...

No dia seguinte, ainda degustando a prainha (ô vidinha ruim!!!) recebi mais um presentaço:

a visita ilustre de uma tartaruga

que veio até a nossa prainha (quase particular de tão deserta) para por os seus ovinhos na areia. Uma cena inesquecível, que vou guardar pra sempre!
E sempre pensando positivamente, devo crer que, se a tartaruga é sinal de longevidade, imagine quantos anos ainda vou viver depois de ter recebido esse presente e quantos anos você vai ter que me aturar !!!! hahahaha
Bem, se você quer saber detalhes dessa experiência maravilhosa, é só dar uma espiadinha


e logo abaixo tem um vídeo, bastante artesanal, que fiz com toda emoção do momento, pelas lentes do meu singelo celular vermelho ...





Bem, você deve estar pensando que as comemorações acabaram, certo?
ERRADO!

Ainda tem muito mais!

Tive outra festa surpresa no sábado, dia 21/02. Caldeirão e bruxarias, tudo de novo! 
Dessa vez, com a presença de outra parte da minha família, incluindo os meus pais (fofos demais!)

Você não pode deixar de ver!
Afinal, se a saga dos "50 tons de cinza" não terminou no primeiro livro, por que a minha 50ª festa de aniversário acabaria no primeiro post?

Volto já com a cobertura completa pra você!

Beijossss



Dica para publicar um comentário:

Algumas pessoas têm me perguntado o que é preciso fazer para escrever e publicar um comentário aqui no blog. Os caminhos mais utilizados são:

  • a) escolher se identificar através do Google (se você tiver cadastro no gmail) e digitar sua mensagem no local indicado,  ou
  • b) escolher a opção "anônimo", e aí, você escreve seu recado normalmente e, no final você escreve seu nome, para que eu saiba quem escreveu (pois  nem sembre minha bola de cristal tá funcionando ...kkkk)

Observe que você vai clicar em enviar/publicar, mas a mensagem não vai ser publicada de imediato. Ela ficará suspensa (numa espécie de fila), aguardando até que eu veja e libere a publicação. Ok?

Se você não quer escrever a mensagem, mas deseja registrar sua opinião sobre o texto, utilize a enquete rápida  CURTI e NÂO CURTI, apenas marcando um X na opção desejada, Fica logo aqui abaixo, ok?

Ah! Só mais uma coisa: no final da publicação você vai ver uns ícones pequenos do Twitter, Facebook, G+, Gmail, etc. Se você gostou do texto e quiser compartilhar  através de um desses canais, é só clicar nesses ícones. Dessa forma, facilmente você vai socializar com seus amigos os conteúdos vistos e apreciados aqui no blog. Não é legal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pensamento ganha novos contornos quando compartilhado. Portanto, registre aqui seu comentário. Juntos faremos surgir novas ideias.
Fique tranquilo, que seu comentário será publicado em breve, tão logo seja por mim visualizado.

Obrigada pela visita e volte sempre!